3 Edição observarribas

Entre 31 de maio e 2 de junho, que se irá realizar um evento no Parque Natural do Douro Internacional: o OBSERVARRIBAS, um Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro, que conta já com a III Edição

http://natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/Item/5E porque não, um passeio em família ou com amigos, num contacto com a natureza extraordinário, por esta lindíssima área, de margens escarpadas que afundam o magnífico rio Douro e que separam Portugal de Espanha?
O Parque Natural do Douro Internacional tem cerca de 87.000ha, que abrange uma extensa superfície adjacente ao rio. A vegetação dominante é a Azinheira (localmente conhecida por Carrasco) e trata-se de uma área exígua para a observação de aves rupícolas (aves das fragas), nomeadamente o Abutre-do-egipto também conhecido por Britango, o Grifo, a Águia-de-bonelli e a Cegonha-preta. Na margem espanhola, podem também conhecer o Parque Natural Arribes del Duero. Com uma superfície de aproximadamente 106.105ha, este completa a proteção desta zona fronteiriça em termos de conservação da natureza.
O Festival decorre fundamentalmente na cidade de Miranda do Douro, uma cidade com enorme potencial, com ótimas infraestruturas e características para este tipo de evento. Miranda do Douro, situa-se no nordeste transmontano e é um oásis de beleza que tem origem medieval, com uma ideologia histórica perfeitamente conservada e com imensos lugares para visitar. E como é lógico, não podia deixar de destacar a gastronomia: a tão famosa Posta Mirandesa, o cordeiro assado, o fumeiro (alheiras e salpicões) e a singular bola doce. O mirandês, reconhecido como segunda língua oficial de Portugal desde 1999, é mais uma das surpresas que o extremo nordeste de Portugal nos reserva. A NATURAL.PT, faz-vos uma excelente apresentação deste local em http://natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/Item/5, enumerando uma serie de informações que podem utilizar: pontos de interesse, geositios, infraestruturas, percursos (pedestres e cicláveis), serviços e produtos dos mais variados índoles, entre alojamento local e restauração. Também podem obter mais informações na página oficial do festival: http://www.observarribas.com/.
Assim, para além de atividades como a observação de aves e os passeios pela natureza e cultura do território, poderá contar com a realização de uma feira dedicada aos produtos ligados à natureza e à região, este ano no Largo do Castelo (no centro da cidade de Miranda do Douro). O festival conta com uma programação com mais de 60 atividades entre exposições, atividades para crianças, palestras, workshops, música, gastronomia, atividades de natureza e animação cultural diversificada. Poderá conhecer o programa completo em https://observarribas6.wixsite.com/icnf/copia-2018-1.
 

Quem aceita o convite?? É de facto, uma oportunidade a não perder: inscreva-se!