As melhores bifanas comem-se aqui…

Como todos sabem, as bifanas fazem parte da lista dos petiscos típicos da gastronomia portuguesa. Também não é novidade que nos últimos dias têm sido bastante faladas, graças ao famoso Chef Gordon Ramsay que decidiu fazer uma receita deste petisco “à sua moda”, completamente diferente da nossa receita original, concordam comigo certo? Se calhar o Chef Ramsay nunca comeu uma verdadeira bifana portuguesa por isso vamos dizer-lhe onde se comem as melhores.

Seja com molho ou sem ele, mais finas ou mais grossas, estes são alguns dos locais onde podem:

Comer as melhores bifanas de Portugal

Bifanas do Afonso é um dos sítios com mais fama e fica em Lisboa na Rua da Madalena, junto ao Largo do Caldas

Triângulo da Ribeira, em Lisboa, servem as famosas bifanas em pão de forno a lenha e com doses generosas de molho

Parreirinha do Chile, em Lisboa, dizem que a grande especialidade é mesmo a bela da bifana

Dona Petisca, fica em Braga e promete um petisco de comer e chorar por mais.

Conga, não precisa de apresentações e é por excelência, a casa das bifanas do Porto .

O Astro, no Porto, mesmo em frente à estação de Campanhã por isso é perfeito quem chega ou quem parte.

Café A chaminé, em Vendas Novas é um dos locais recomendados para experimentar este petisco.

O Silva, em Vendas Novas é outro local de referência na localidade mais famosa desta iguaria, por isso não podia faltar nesta lista.

Casa Original, em Vendas Novas, os donos decidiram levar este “conceito das bifanas” para fora do Alentejo e por isso também as encontram além fronteiras.

Partilho ainda outras locais, que não conheço, mas confio na opinião de quem os sugeriu:

Mija Cão em Coimbra, Café Central Ourém, Tio Américo no Bairro do Matadouro em Almada, Café Jardim Benavente, Casa das Bifanas em Muge, Boavista em Vendas Novas, Casa das Bifanas em Santo Tirso, Arraial Saloio em Loures, Samaritanos do Barro, Restaurante Pinheiro em Almeirim, o Coxo em Rio Maior, Restaurante B3 em Setúbal, Pastelaria Trigo Bom em Portimão, Rei das Bifanas nas Antas, Beira-Gare em Lisboa, Mercado das Bifanas em Vendas Novas, Jó Bifanas em Penacova, Casa Ti Cristina em Rio Maior.

É um petisco bem simples e saboroso e de norte a sul de Portugal há variações, mas apesar das diferenças, há uma coisa que todas têm em comum: são o petisco perfeito para saborear com amigos.

Eu não conheço todos estes sítios e de certeza que faltam local na lista, certo? Digam-me onde se comem as melhores bifanas de Portugal aqui nos comentários, para completar a lista.

Bom apetite