Cebolinho, hortelã e salsa: Como usar nas receitas

Já alguma vez quiseram usar cebolinho, hortelã e salsa nas receitas mas não sabem como? 

Como já sabem, as ervas aromáticas são um ingrediente muito usado no mundo da gastronomia. Assim, há várias receitas que não poderiam existir sem o tempero de ervas aromáticas como os coentros ou salsa. 

Num artigo anterior, já partilhei como usar alecrim, coentros e salva nas receitas. Por isso hoje vou partilhar convosco algumas dicas de como usar outras três ervas aromáticas. 

Características:

Cebolinho – Tem um sabor discreto e é utilizado para aromatizar omeletes, pratos de queijo, peixe e carnes mas também saladas e molhos.

Hortelã – Tem um sabor fresco e suave muito usado em bebidas frescas.

Salsa – Muito utilizada por exemplo em pratos de peixe, carne, omeletes, sopas ou molhos

Como usar?

Cebolinho

Tem um ligeiro sabor a cebola. Quando usarem as folhas cortadas é quando vão salientar mais o sabor. Como vos disse anteriormente, podem usá-lo em sopas, peixes, molhos, saladas ou omeletes. Em relação a molhos por exemplo, podem juntá-lo a queijos creme, manteigas, patés ou molhos com iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe.

Dica: Adicione apenas a altura de servir.

Receita: Sanduíche gratinada de salmão fumado com cebolinho, Peito de frango recheado com queijo creme e cebolinho

Hortelã

É uma erva muito aromática. Se puderem cultiva num vaso e tê-la na cozinha é uma boa sugestão para refrescar o ambiente . É muito usada em sopas, saladas, sobremesas e bebidas e pode ser usada fresca ou seca. No caso põe exemplo das bebidas podem por exemplo fazer um chá frio ou quente, uma água aromatizada com fatias de limão. E agora convido-vos a descobrirem outras combinações em sopas ou sobremesas com as receitas que vos sugiro.

Receitas: Sopa de cotovelinhos com pescada e hortelã , Mousse de ananás e hortelã, Refresco de citrinos com hortelã

Salsa

A salsa dispensa apresentações. É das ervas aromáticas mais usadas por exemplo para decorar mas também acrescenta um sabor amargo suave aos alimentos. Para sopas e peixe devem usar as folhas acabadas de picar.

Receitas: Medalhões de vitela com salsa e pimenta, Sopa fria de cenoura e laranja com creme fraîche de salsa

Espero que agora que já conhecem um pouco melhor estas três ervas aromáticas: cebolinho, hortelã e salsa as possam usar mais nas vossas receitas.