Como fazer a sua lista de compras

Ir ao supermercado é sempre difícil e frustrante? Acha que falta sempre alguma coisa ou, pelo contrário, comprou coisas que não precisava? Elaborar uma lista de compras é um desafio?

Ora, ficam algumas passos e dicas simples que podem ajudar a fazer a sua lista de compras e até mesmo a economizar tempo e dinheiro, uma vez que o planeamento é essencial para que tudo corra sem percalços.

1. Organize a sua despensa
Num primeiro momento, será muito útil compor a sua despensa/despenseiro, os armários da cozinha e até o frigorífico: separar e categorizar os alimentos. Uma despensa desorganizada é sinónimo de alimentos prestes a perder o prazo de validade e também de gastos com produtos que poderá já ter e que nem se lembra que tem por não os conseguir visualizar. 

2. Elabore uma ementa semanal
Se a sua intenção é não desperdiçar produtos ou comprar somente aquilo que vai precisar na sua cozinha, elabore uma ementa semanal. Assim conseguirá planear as refeições com antecedência, varia a ementa, alimenta-se melhor, e, consequentemente, sabe, exatamente, o que precisa de colocar na sua lista de compras. Logo, compra apenas o necessário no supermercado, poupa dinheiro e garante sempre alimentos fresquinhos no frigorífico.

3. Faça a sua lista de compras
Com certeza, que a primeira lista de compras será a mais difícil de concretizar, mesmo com todas as dicas que possamos dar. A falta de experiência pode tornar esta tarefa algo muito mais amedrontador do que o que realmente é. Para fazer a sua primeira lista de compras, considere as refeições que fará em casa. Grande parte das compras para casa é formada por alimentos, então esse exercício é essencial. Com o tempo vai começar a perceber o que realmente necessita, qual o seu ritmo de consumo e vai adequando a sua lista de compras, incluindo ou retirando coisas.
Relativamente às dicas mais diretivas que lhe posso dar, a primeira resume-se, simplesmente, à avaliação das suas necessidades. Com que periocidade costuma ir ao supermercado? Uma lista de compras quinzenais será sempre diferente de uma lista de compras mensais. Pense bem antes de começar a registar os itens que vai precisar.
Para além disso, a lista de compras deve ser muita prática. Anote os alimentos e também a quantidade que pretende comprar de cada um. Diferencie os alimentos por categorias, separe o que são itens alimentícios, produtos de limpeza, de higiene, bebidas, entre outros, assim ficará mais fácil, principalmente quando estiver a percorrer os corredores do supermercado, e irá poupar muito tempo. Caso tenha alguns ingredientes e alimentos que são praticamente os “indispensáveis”, estipule esses itens e inclua sempre na lista, como sendo fixos, desta forma não se vai esquecer e pode passar a tarefa a alguém lá de casa sem falhas.
Outra forma de fazer a sua lista de compras, será pensar não por área (cozinha, casa de banho, lavandaria, etc.), mas sim por pessoa. Tem um bebé em casa? O que está ele a precisar? Fraldas, toalhitas, papa, frutas? E o mais velho? Peças de fruta e tostas para o meio da manhã? E no seu caso? Escreva o nome de cada um e vá preenchendo com as necessidades.
Elaborar um documento conjunto também é uma ótima forma de conseguir o sucesso da sua lista de compras. Mas o que isto quer dizer? Seja online, em formato digital, num papel grande colado no frigorífico ou num suporte especificamente comprado para o efeito, todos lá em casa contribuem para o mesmo e vão colocando as necessidades que vão sentido. A indicação será que, assim que perceberem o que falta ou que necessitem, se anote de imediato na lista. Este método é muito prático para o seu dia a dia e evita que se esqueçam os itens que mais se precisa.
Por fim, sugiro que, antes de ir ao supermercado, dê uma última olhadela à sua lista de compras, conferindo a despensa e o frigorífico, e garanta que de facto não faltará nada.

4. Separe os itens por local de compra
Adquira o hábito de ver os folhetos dos supermercados ou visitá-los online ou no telemóvel e verifique as promoções. Se fizer bem as contas, pode bem valer a pena visitar mais do que uma superfície comercial. Ao fazer a lista de compras, identifique logo em qual dos supermercados vale a pena comprar.

5. Conte com ajuda das aplicações para o seu telemóvel
Além de todas estas achegas importantes sobre como fazer a lista de compras, há uma ajuda extra com os meios digitais. Existem algumas aplicações para telemóveis que são gratuitas e podem ajudá-lo muito a cumprir esta tarefa. Algumas permitem ainda que sincronize e partilhe as suas listas com quem quiser. Faça uma pesquisa e opte pela que melhor se adequa a si.

Gostou das minhas dicas de como fazer a sua lista de compras? Deixe o seu comentário e sugestões ou partilhe com os seus amigos e familiares.