Como saber se o ovo está fresco


4 dicas para confirmar a frescura dos ovos 

São vários os benefícios dos ovos para a saúde e, aprender a reconhecer quando está bom ou não para consumo, é fundamental para garantir uma refeição saborosa e livre de complicações.
É um facto que, com o passar do tempo, a qualidade de um ovo tende a cair, justamente porque o ar contido nele aumenta e a quantidade da clara e água diminui. A ação de bactérias também poderá levar ao mau estado do ovo.
E se conseguirmos garantir que o ovo se encontra realmente fresco e pronto para consumir antes mesmo de quebrá-lo? Seria bastante útil e prático para prosseguir com a sua utilização. Confira alguns truques bem simples e fáceis.
1. Verifique a data de validade
Por norma, os ovos embalados têm uma validade de 30 dias, embora não signifique que ao fim desse tempo eles estejam estragados. O que sugiro é que, se tem ovos que já expiraram a validade, use outro dos métodos abaixo para testar se ainda estão frescos ou não.
2. Observe a sua casca
A casca diz muito sobre o ovo, por isso vale a pena observá-la. Se ela estiver rachada, viscosa ou seca, é sinal de que pode haver a presença de bactérias. Assim, não utilize este ovo antes de o abrir e proceder à observação da gema e da clara. 
3. Abane o ovo, junto do seu ouvido
Segure o ovo ao lado do ouvido e abane-o. Um ovo fresco não deve emitir sons ao ser abanado, pois a quantidade de ar no seu interior é mínima. Se sentir algum som, abra o ovo e procure outros sinais por forma a garantir o seu consumo em segurança.
4. Mergulhe o ovo em água
Esta é, talvez, a forma mais conhecida e eficaz de saber se o ovo está fresco ou não. Coloque o ovo numa tigela ou copo com água fria (a água deverá ser superior 2 vezes a altura total do ovo). Se ele ficar no fundo, significa que está fresco e pode ser consumido sem problema. No entanto, com o passar do tempo a percentagem de ar dentro do ovo aumenta, como já havia referido e, assim, se o ovo ficar inclinado para cima ou a flutuar, é sinal de que já não está fresco. Como nos restantes métodos, abra o ovo e verifique outros sinais.
E agora, já se sente mais confiante para utilizar aquele ovo que tinha no seu frigorífico já há algum tempo? 
Se não, e preferir quebrá-lo para verificar o seu estado para consumo, não perca o próximo artigo aqui no blog.