8 regras para congelar alimentos corretamente

Congelar alimentos é saudável, prático e ajuda a evitar o desperdício. Mas é importante assegurar que os alimentos mantêm as suas propriedades.

Quando os alimentos são congelados devidamente conservam as suas propriedades por mais tempo e, por isso, são uma opção saudável. 

Congelar alimentos

1 – Não volte a congelar

Esta é a primeira regra e a mais conhecida, ou seja, depois de descongelar uma alimento, já sabem, não voltem a congelar .

2 – Do supermercado até casa 

Se comprarem congelados usem sacos térmicos para os transportar, assim conseguem manter a temperatura até chegar a casa.

3 – Peixe e carne  

Para congelarem carne ou peixe crus, primeiro devem limpá-los, ou seja, retirar pele, gordura visível, ossos/espinhas e de seguida devem cortá-los em pedaços do tamanho que vão precisar quando os cozinharem.

4 – Legumes ou verduras

Primeiro, lavem-nas e retirem as partes que não se comem. De seguida, devem colocá-las em água a ferver entre 1-2 minutos e por fim passa-las por água fria. Este processo ajuda a manter a cor e o sabor das verduras.

5 – Não descongelem à temperatura ambiente 

Se for legumes podem cozinhá-los ainda congeladas, mas se for outro tipo de alimento coloquem no frigorífico na véspera de os consumir.

6 – Etiquete os alimentos

Tomem nota da data em que o alimento foi congelado, para assim controlarem o tempo de congelação.

7 – Porções

Quando estiverem a preparar os alimentos para congelar façam porções mais pequenas, assim vai ser mais fácil de seleccionar no momento de usar. Esta é uma dica que ajuda a poupar na cozinha.

8 – Organize

Deixem na frente do vosso congelador os alimentos congelados há mais tempo, assim vão consumi-los primeiro.

Algumas curiosidades …

  • Os congeladores de 3 estrelas servem apenas para conservar alimentos já congelados.
  • Para congelar alimentos devem utilizar um congelador 4 estrelas. 
  • Descongelar o congelador deve ser uma prática regular, ou seja, devem faze-lo com frequência. Assim, conseguem prevenir a formação de gelo no interior que faz aumentar gastos de energia.