5 dicas para cozinhar a vapor

Quando o objetivo é preparar refeições saudáveis, cozinhar a vapor é uma ótima opção. Assim, decidi partilhar convosco algumas dicas para aproveitarem da melhor maneira esta forma de cozinhar.

5 Dicas para cozinhar a vapor

1. Redescobrir o sabor

Quando cozinham a vapor conseguem preservar os sabores naturais, cores e frescura. Como os alimentos não entram em contacto com a água conseguem reter melhor os nutrientes. Assim cozinhar vegetais e frutas a vapor é uma boa forma de manter o sabor e as cores naturais .

2. Tapar a panela

Enquanto cozinham tampem a panela, evitando que as vitaminas “saiam” pelo vapor. Se não tiverem uma panela especifica para cozer a vapor, podem usar o tradicional “banho-maria”.

3. Escolha bem os ingredientes que junta

Quando forem cozer legumes tenham coloquem juntos os legumes que tenham mais ou menos a mesma textura, para que o tempo na panela seja o mesmo. Devem também ter em atenção a forma de disposição dos ingredientes, ou seja, na base do acessório para cozer a vapor, coloquems os alimentos que demoram mais tempo a cozer com por exemplo a batata. No topo coloquem os alimentos que cozem mais rápido por exemplo cogumelos e brócolos.

4. Espere que a água ferva

O momento certo para colocarem o cesto na panela é quando a água já estiver a ferver e garantir que o alimento está encostado ao líquido. Depois, é só colocar a tampa, baixar o lume e esperar o tempo de cozer. Evite abrir antes da hora.

5. Sal e especiarias

Não devem adicionar sal durante a cozedura para que os alimentos preservem a sua cor e humidade, temperem sim no fim do cozinhado. No entanto podem adicionar ervas aromáticas na água para aromatizar os ingredientes e potenciar os resultados da cozedura a vapor.