Dia do chá gelado

Hoje dia 10 de junho celebramos o Dia do Chá Gelado, o nosso melhor amigo em dias de muito calor porque nos ajuda a hidratar o organismo.

O chá gelado na sua origem sem adição de açucares é uma boa prática para ingerir líquidos, com várias opções de sabores.

O verão está a chegar e os dias mais quentes também, ou seja, a transpiração corporal começa a ser mais frequente e transpirar leva-nos perda de líquidos. Logo a forma de recuperar a água perdida é, através da ingestão da mesma. Assim podemos a nossa hidratação um tema mais saboroso através da ingestão de chásinfusões.

Chás e Infusões

Se tiverem a opção de fazer um chá caseiro, óptimo, pois garantem a conservação de micronutrientes que se perdem nos processos de produção de chás.

Na prática só temos que deixar ferver a água e, nesta, preparamos o chá ou a infusão e de seguida levamos ao frigorífico para arrefecer e assim conseguir o nosso chá gelado.

Se gostarem de chá mais concentrado ou menos é só controlar o momento da maceração, ou optar por uma maior ou menos quantidade de água.

Qual o vosso chá ou infusão preferida?

1 – Chá Verde: tem propriedades anti-inflamatórias e energizantes, ajudando também a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Tem também flavonoides, catequinas, vitaminas e sais minerais, que são importantes para a manutenção da saúde como um todo.

2 – Chá Branco: Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele provocado pelo sol e ajuda a eliminar gordura do organismo.

3 – Chá Preto: Tem o efeito de proteger o corpo de infecções e também reduzir os níveis de hormonas responsáveis pelo armazenamento de gordura no organismo.

4 – Infusão de Gengibre: é conhecido como remédio natural para as náuseas, alivia as dores menstruais, reduz a irritação do estômago e reduz estados inflamatórios. E pode também oferecer benefícios para pessoas com diabetes.

5 – Infusão de Hibisco: É rica em antioxidantes, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas e dá também o seu contributo na perda de peso. No entanto deve ser bebida com moderação.

6 – Infusão de Menta: Tem um sabor refrescante e delicioso que atraí muitas pessoas. É também muito apreciada por exemplo por exemplo por atuar na redução do stress, em prol do fortalecimento do sistema imunitário, e auxilia no tratamento de gripes e constipações devido às suas propriedades antibacterianas. 

7 – Infusão de Limão: Ajuda no combate à retenção de líquidos.

8 – Infusão de Valeriana: Ajuda a conseguir um sono mais tranquilo.

9 – Infusão de Passiflora: Induz o sono e diminui a ansiedade.

10 – Infusão de Camomila e Alfazema: Reduz a fadiga e propicia a calma e a tranquilidade.

11 – Infusão de Erva-cidreira: tem uma poderosa ação anti oxidante e ajuda a combater distúrbios relacionados com o sono porque tem um efeito calmante e é considerada um sedativo natural.

Curiosidade

Sabem qual é a mais antiga ,e atualmente única, plantação de chá da Europa? É o chá Gorreana . Cultivam este produto maravilhoso que é o chá desde 1883,mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais há já 5 gerações familiares e está sediada na ilha de S.Miguel (Açores).

Sugestões:

  • Preparar entre 1 a 1,5 litros de véspera para levar no dia seguinte para o trabalho.
  • Use esta bebida bem fresca em festas de miúdos e graúdos, vai ver que vai fazer sucesso.