Dia Mundial do Ambiente: dicas para ser mais sustentável

Hoje comemoramos o dia mundial do ambiente e por isso nada melhor do que partilhar algumas dicas para ser mais sustentável. Este dia relembra a importância de pensarmos os nossos hábitos e comportamentos para assim podermos adotar atitudes sustentáveis com impacto positivo no planeta.

O ambiente e a sustentabilidade são temas que estão na ordem do dia e temos que ser nós a tratar e preservar o planeta porque assim estamos também a cuidar de nós.

Assim, decidi partilhar convosco alguns dos meus hábitos sustentáveis na esperança de vos poder inspirar a mudar algum comportamento mas também ser inspirado por vós para também eu adotar outras atitudes

Dicas para ser mais sustentável

1 – Menos plástico

Deixem de usar embalagens de plásticos, sacos, pratos, copos, garrafas, etc. Sugestão: Levem sacos quando forem às compras, privilegiem os produtos que usam caixas de papel/cartão/reutilizáveis. Se tiverem mesmo que usar sacos de plástico reutilizem-nos, ou seja, usem-nos tantas vezes quanto possível e depois reciclem.

2 – Menos lixo

No dia-a-dia acabamos por fazer muito lixo e por isso é importante termos esta consciência para conseguirmos reduzir a quantidade de lixo. Sugestão: organizem a vossa lista de compras para comprarem o que precisam e reduzirem o desperdício, prefiram embalagens reutilizáveis, separe o lixo e faça reciclagem, faça novas receitas com o que sobrou da refeição anterior.

3 – Óleos

Depois de utilizarem o óleo de cozinha, coloquem-no numa garrafa e deixem num sitio próprio. Podem consultar aqui a lista dos pontos de recolha. Habitualmente o principal destino dos óleos usados é a rede de esgotos, no entanto, esta prática tem um impacto muito negativo no ambiente.

4 – Horta caseira

Ter uma horta ou vasinho por exemplo com ervas para além ser uma boa forma de aproveitar o tempo livre também estão a pensar no meio ambiente. Assim têm a garantia de que consomem tudo fresquinho e orgânico e só na quantidade que precisam. E se precisarem de ajuda leiam o artigo sobre as ervas aromáticas .

5 – Luz natural

Privilegie sempre a luz natural, desta forma estão a contribuir para a redução da energia elétrica. Não se esqueçam também de apagar as luzes das divisões da casa sempre que não seja necessário. Aproveitar a luz é mais saudável e uma ajuda no planeta!

6 – Poupar água

Fechar a torneira enquanto lavam a loiça, as mãos, escovam os dentes, ensaboam o corpo no banho faz diferença para o planeta. Também podem por exemplo utilizar a água de lavar legumes para regar as plantas.

7 – Detergentes

Usem detergentes amigos do ambiente com embalagens também elas amigas do ambiente. Há cada vez mais opções interessantes e sustentáveis no mercado. É uma questão de procurarem no local onde residem ou comprar através da internet.

8 – Máquinas: da loiça e roupa

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais consome água, assim esperem para ligá-la quando atingir a sua capacidade máxima. O mesmo com a máquina de lavar loiça.

9 – Reciclagem

Esta é uma prática mais conhecida, mas é importante reforçar porque ainda vejo muita gente a não fazer. A reciclagem reduz o impacto do lixo sobre o meio ambiente porque torna possível reaproveitar aquilo deitado fora. Desta forma também é possível não sobrecarrega os aterros sanitários para onde vão os resíduos não recicláveis.

Resumindo, se houver um esforço coletivo e se todos formos conscientes as mudanças no planeta começam a ser significativas, caso contrário estamos a contribuir para um planeta mais pobre para os nossos filhos, netos, ou seja, as próximas gerações.