Dicas para planear a ceia de natal

Se vão receber a família em vossa casa têm mesmo que ler estas dicas para planear a ceia de natal e querem saber porquê? 

Porque não vão querer passar mais tempo na cozinha a tratar das refeições, do que sentados à mesa a usufruir e a conviver com a família.  Concordam comigo? Se sim, então estão prontos para conhecer estas dicas.

Dicas para planear a ceia de natal

2 semanas antes do natal
  1. Fazer a lista de convidados para saberem quantas pessoas são e consecutivamente  as quantidades necessárias 
  2. Planear a ementa – de certeza que já têm as vossas receitas preferidas, mas podem sempre ir até ao meu site ou  ao site da Teleculinária e pesquisar novas receitas. Também podem combinar com os convidados para trazerem algo ( prato ou sobremesa) sempre é menos uma coisa que tem que fazer. 
  3. Identificar o que ficou à vossa responsabilidade e definir tarefas
  4. As compras de alimentos  não perecíveis podem ser feitas entre duas a uma semana antes. 
2 a 3 dias antes do natal
  1. As compras de alimentos perecíveis deve ser feita 2/3 dias antes. Se possível vão as compras durante a semana para evitar as confusões pois já estamos muito perto do natal.
  2. Antecipar tudo o que puderem (congelando alimentos, molhos, marinadas, sobremesas, etc)
  3. Preparar a toalha, serviço de loiça etc. se não usam com frequência de certeza que precisam de lavar. Estas tarefas ainda levam algum tempo e feitas horas antes do jantar de natal podem atrasar-vos.
23 de Dezembro
  1. Podem já  fazer todas as sobremesas que precisam de frio.
  2. Fazer a sopa para comer na ceia de natal, depois é só aquecer e servir. 
  3. Preparar a mesa de natal com os pratos, talheres, copos, guardanapos, marcadores, etc.
  4. Pôr a descongelar o que for necessário: bacalhau, polvo, carne, etc…
  5. Verificar a lista de compras e a lista de tarefas para confirmar que não se esqueceram de nada e planear o dia 24 de dezembro
24 de Dezembro
  1. Começar a fazer as tarefas definidas hora a hora, ao longo do dia para preparar tudo a horas e não faltar nada
  2. Cerca de 1h antes terminem de pôr a mesa, coloquem à mão as travessas que depois vão à mesa e comecem a preparar as entradas: tábua de queijos, enchidos, frutos secos, pão, patés, etc
  3. Cerca de 30 minutos antes da hora prevista para começarem a chegar os convidados, abram as garrafas de vinho, coloquem as bebidas e as entradas na mesa e começam a tirar do frio por exemplo a sopa.
  4. Quando os convidados chegarem coloque a sopa a aquecer enquanto comem as entradas e deixem tudo preparado para começarem a usufruir da companhia da vossa família nesta época natalícia
E não se esqueçam

Não vale a pena “stressar”basta planear e seguir o plano com calma e se alguma coisa não correr como planeado, não faz mal!! É natal, estão em família e isso é o mais importante.

Bom natal