Esta é a alimentação certa para dias de muito calor

Parece que o verão finalmente chegou e vai trazer-nos alguns dia de muito calor. Isto significa que a temperatura aumenta e aumenta também a perda de água através da transpiração. Nestes dias é fundamental que se mantenham bem hidratados! A alimentação pode ser um aliado para ajudar a prevenir os efeitos do calor intenso. Por isso partilho convosco dicas de uma alimentação certa para dias de muito calor.

Alimentação para dias de muito calor

  1. Mantenham-se bem hidratados! Mesmo que não tenham sede, ou seja, aumentem a ingestão de água, água aromatizada ou chás frios sem adição de açúcar ao longo do dia.
  2. Arranjem formas de conseguir beber mais água, aqui têm várias ideias: 6 estratégias para beber mais água . Podem por exemplo aromatizar a água, de forma natural, adicionando desde fruta a hortícolas os ervas aromáticas : limão, laranja, lima, pepino, canela, hortelã…
  3. Escolham alimentos ricos em água como frutos e hortícolas, cozinhados ou em cru: melancia, alface, rabanete, pepino, tomate, cenoura ou morangos
  4. Comam sopa para se manterem hidratados, um exemplo de uma deliciosa sopa fria é este Gaspacho tradicional
  5. Levem sempre convosco uma garrafa de água, para onde quer que vão, seja dentro de casa ou fora
  6. Bebidas alcóolicas, bebidas muito açucaradas ou com cafeína devem ser evitadas, especialmente em dias de muito calor. Estas bebidas em vez de hidratarem têm o efeito contrário, ou seja, perda de água.
  7. Controlem a vossa ingestão de água, por exemplo através da cor da urina. Esta deve ser abundante, incolor e inodora;
  8. Façam refeições leves, ou seja, evitem refeições pesadas e muito condimentadas. Podem inspirar-se aqui: saladas
  9. Alimentos estragados muito provavelmente podem causar uma infecção alimentar e consequentemente um elevado risco de desidratação. Por isso, acondicionem e transportem os alimentos mais perecíveis em sítios certos. Usem arcas/geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura.
  10. Finalmente, mas muito importante: Estejam atentos aos familiares de risco e tenham cuidados redobrados com crianças, idosos ou pessoas doentes. Podem não sentir ou manifestar sede, por isso é importante oferecer-lhes água, insistir para que bebam mesmo sem sede e estar atento.
Objetivo principal para dias de muito calor: Estar bem hidratado!

Portanto, quer estejam a trabalhar ou de férias:

  • mantenham-se hidratados e
  • incentivem os vosso amigos a beber água ao longo do dia.

Para finalizar, deixo-vos uma sugestão para quem está de férias.

Nestes dias de muito calor preferiram locais frescos como por exemplo sombras de pinheiros ou árvores. Façam um belo picnic: Tudo o que precisa saber para fazer um picnic.

Gostaram da ideia?