5 dicas para comer as melhores sardinhas nos Santos Populares!

Todos ansiamos comer as melhores sardinhas nos Santos populares! Pequeninas e gordinhas, frescas, suculentas e a pingar no pão! Por outras palavras, cresce água na boca só de ler isto por isso imaginem amanhã quando estiverem a comê-las, como manda a tradição nos Santos Populares.

E uma bela sardinhada, sabe ainda melhor por exemplo se juntar um pequeno grupo de amigos. Para não fazer má figura junto dos seus amigos, deixo-lhe as minhas dicas.

5 dicas para comer as melhores sardinhas nos Santos Populares!

Sardinhas, pão, batata cozida e salada como manda a tradição!

1 – Escolher a sardinha

O ideal é sempre comprar a sardinha fresca e evitarem as sardinhas muito grandes, ou seja, a escama deve ser firme, os olhos límpidos, a guelra bem vermelha, a pele lisa e brilhante e claro, rija. 


2 – Temperar a sardinha

Eu gosto de temperar só com sal grosso, ou então colocar em água misturada com sal. 


3 – Grelhador e brasas

Tenham em atenção as brasas, porque estas devem estar baixas. Se o lume estiver muito alto, o truque é colocar rodelas de cebola para não levantar a chama. 

4 – Pimentos

Sardinhada que é sardinhada tem que ter pimentos.concordam? Estes são os primeiros a entrar nas brasas e só depois as sardinhas. Depois de assados coloquem num saco plástico fechado durante 5 minutos. Vão ver como é muito mais fácil tirar a pele. 


5 – É a vez da rainha da festa!

Depois dos pimentos assados é a vez de colocar a sardinha na grelha e deixar assar.

Por fim, uma fatia de pão no prato e… Bom apetite!!

Além das sardinha dos pimentos e do pão, não se esqueçam das batatas cozidas e da salada, ingredientes que não podem faltar numa bela sardinhada de uma casa portuguesa.

Resumindo, já não há desculpa para não haver sardinhas aí em casa. Para quem vai gozar este feriado, que não é o meu caso, desejo um bom feriado e uma bela sardinhada.

Divirtam-se!
Chef Luís Machado