Quais os melhores alimentos para levar na marmita?

Neste altura de férias, praia, passeios ao ar livre ou picnic é raro faltar a marmita. Concordam comigo? Seja para levar uma salada ou fruta já cortada ela é indispensável, por isso é importante conhecer quais os melhores alimentos para levar na marmita.

A fórmula mágica para que os alimentos se conversarem em condições num dia de calor é a seguinte: escolher os ingredientes certos e acondicioná-los bem, por isso vamos lá as dicas.

Quais os melhores alimentos para levar na marmita?

  • Optem sempre por alimentos frescos e por aqueles que se deterioram com mais dificuldade.
  • Evitem alimentos que podem provocar desidratação, ou seja, muito salgados ou muito doces
  • Os molhos mais sensíveis à base de maionese também devem ser evitados. Por isso escolham azeite e vinagre ou limão e a temperem só na hora de comer.
  • Não se esqueçam de colocar tudo num arca ou mala térmica, com placas de gelo.

Agora vamos lá agora responder a perguntas práticas:

O que devem evitar na marmita?
Alimentos fritos, pois devem ser consumidos imediatamente. Legumes cozidos também tendem a não ser uma boa opção. Molhos, cremes de ovos, e alimentos sensíveis são de evitar.

Vegetais e as saladas, o quê e como?
Sem dúvidas que as saladas cruas são as melhores amigas da marmita e de um almoço na praia. Devem colocar a salada separada dos alimentos cozidos e não temperar. O tomate também não deve ir juntamente com a alface porque a acidez também pode desnaturar as folhas. E já agora coloquem as conservas separadas da alface.
Optem por legumes que funcionam bem em cru, como por exemplo: cenoura ou beterraba. Se gostam de ervas frescas como salsa, manjericão, alecrim e coentros, podem colocar juntamente com as folhas de alface.

Será que a pizza resiste?
Sim, a pizza é resistente e se poderem optar por uma versão feita por vós, melhor ainda.  

Peixe, cuidado!
O peixe é um dos últimos alimentos que devem escolher para colocar na marmita pois é um alimento muito delicado. Assim como o ovo cozido, tenham muito cuidado quando levarem estes alimentos, ou seja, acondicionem bem com as placas de gelo e coloquem sempre a comida à sombra.

Agora que já têm aqui algumas dicas e sugestões vamos lá dar largas à imaginação e fazer marmitas saudável para levar para a praia ou para um picnic.

Boas férias