Adorada por uns e detestada por outros, sabem de que fruta falo?

É verdade, esta fruta outonal de bagos suculentas é adorada por uns e detestada por outros. Ainda vos vou dar mais umas dicas, ou seja, é um antioxidante, fonte de água e potássio e com um baixo índice de calorias. Também é uma fruta muito associada a tradições, por exemplo: há quem a associe a paixões e fecundidade e há também quem no dia de reis coma uma para pedir saúde, dinheiro, paz e amor. Assim já sabem de que fruta falo?

Pois é isso mesmo, falo-vos da Romã.

Como escolher uma boa romã

Então agora vamos a coisas mais práticas, ou seja, como escolher uma romã e levar para casa a melhor fruta da frutaria?

Lembrem-se sempre, quanto mais pesadas proporcionalmente ao tamanho, melhores são.

Outra dica : bater duas ou três vezes com dois dedos. Se ouvirem um som forte é sinal de que está madura e devem leva-la. Se o som for suave e/ou o toque marcar a casca é sinal que está demasiado madura.

As minhas sugestões são as seguintes:

1. Como vos disse anteriormente, escolham sempre as romãs mais pesadas e as que apresentem casca brilhante
2. Se as colocarem num local fresco e escuro podem durar até um mês. Se estiverem no frigorífico, o tempo de conservação aumenta para quase o dobro.
3. Podem consumir a de várias formas, ao natural, em sumo, como topping de saladas ou iogurte para dar cor, textura e sabor, em compota, e o sumo pode ser transformado em vinagrete, marinada e até em molhos.

Algumas receitas de sobremesas que podem fazer com romã

Panacotta com romã

Mousse de romã

Tarte de romã

Parfait de kiwi e romã

Adorada por uns e detestada por outros, agora que já sabem que falo da romã de lado estão? do lado daqueles que adoram ou daqueles que detestam?