Sabem como escolher as melhores castanhas?

Há por ai alguém que consegue resistir aquele cheirinho de castanha assada no carvão que invade as  nossas ruas no outono? Eu acho que ninguém resiste!  Mas como nem sempre há um vendedor de castanhas porta de casa o melhor é assa-las ou coze-las em casa não acham? Há várias formas de as cozinhar e usar em receitas mas para isso têm que saber escolher as melhores castanhas.

Podem ser utilizadas em pratos doces e salgados, em sopas, em recheios ou juntá-las a legumes salteados. Quem nunca comeu um delicioso lombo de porco assado com castanhas? é muito comum esta prato e mostra bem a versatilidade das castanhas.

Como escolher as melhores castanhas e conserva-las

– Minha sugestão é que escolham sempre as castanhas com uma pele lisa e brilhante. Sem imperfeições e firmes quando as tocam . Por isso sempre que possível retirem as castanhas do expositor com a mão.

– Também é importante saber conservá-las. Quando chegam a casa do mercado retirem-nas do saco de plástico e coloquem-nas num local fresco e seco, resguardado da luz. Se as mantiverem no saco de plástico o mais provável é que ganhem bolor e fiquem estragadas.

Ideias para comer castanhas

Podemos ir além das formas tradicionais: assadas no forno com sal ou cozidas com erva doce. Por isso vou deixar-vos aqui algumas sugestões:

1. Doce

Bolo de castanhas e nozes

Tarte de castanhas e nozes com leite condensado

Tostinhas ou scones com compota de castanha

Pudim de castanhas

Creme brulée de castanhas

2. Salgado

Sopa de castanhas com bacon torrado

Pá de porco com castanhas e abacaxi

Bacalhau de cebolada com castanhas

Empadas de cogumelos com castanhas

Como vêm as castanhas são um produto muito versátil, ou seja, para além de as comerem cozidas com erva doce ou assadas no forno com sal podem também inclui-las em doces, bolos e pratos salgados.

Não esquecer: a castanha é um dos 8 alimentos que devem comer no outono porque é rico em vitaminas e minerais, pobre em gordura e é usado para controlar o apetite devido ao seu conteúdo rico em fibra e proteína de elevado valor biológico. Para além disso tem ainda vitamina C e vitaminas do grupo B que aliviam o cansaço.

Boas receitas!