Sável


De 1 a 31 de março pode degustar sável em 26 restaurantes no concelho de Vila Franca de Xira

chef luis machado

Ao longo do mês de março, a campanha de gastronomia dedicada ao sável comprova que as artes culinárias se constituem como testemunho da identidade cultural. Com raiz na vida e dinâmica da população ribeirinha damos liberdade aos restaurantes participantes para que, salvaguardado o seu carácter genuíno, se apresente este peixe (que sobe ao rio para reprodução), fazendo jus ao seu sabor e história. Pela tradição ele apresenta-se frito em finas postas, rodeado de uma suculenta açorda de ovas, mas, reinventado, pode igualmente despertar outros paladares trazidos pela arte de bem confecionar estes ingredientes.

Nesta edição, 26 restaurantes do Concelho – em Alhandra, Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho e Vila Franca de Xira –  associam-se para representar aquela que é marca registada da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Com toda a certeza, esta receita será o mote para a sua vinda ao concelho de Vila Franca de Xira que poderá ser enriquecida com uma caminhada à beira-rio, um passeio a cavalo, visitas às exposições patentes nos equipamentos culturais como a Fábrica das Palavras e o Museu do Neo-Realismo ou, ainda, conhecer o especial núcleo museológico Barco Varino Liberdade. Prolongue a sua visita…

Esta Campanha traz condições especiais de acesso em diversas atividades desenvolvidas por operadores turísticos locais, bem como em produtos regionais e alojamento.

E porque qualquer boa refeição convida a degustar de um bom vinho, a Câmara Municipal convida também a descobrir o Vinho “Encostas de Xira”, produzido na Quinta Municipal de Subserra. Este vinho apresenta-se nas versões Blend Branco e Tinto e monocasta de Arinto, estando à venda no Posto de Turismo Municipal.

Sável

Showcookings nos Mercados Municipais


A Câmara Municipal promove, ainda, showcookings nos mercados municipais, sempre ao sábado, pelas 10h30. A demonstração do modo de confeção e a degustação deste prato tradicional do Ribatejo acontece assim em saudável “convívio” com muitos dos ingredientes frescos que lhe dão o seu paladar tão típico e genuíno.

Dia 7 de março mercado municipal de Alhandra às 10:30
Dia 14 de março mercado municipal de alverca às 10:30

Fonte e texto da responsabilidade 

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA