Segredos para fazer um bom churrasco

Só de olhar já fica com água na boa não é?

Com a chegada do verão e do calor, acabamos por nos tornar os especialistas da grelha e dos grelhados. São daqueles que acham que não há segredos para fazer um bom churrasco? Olhem que nem tudo o que parece é . Por isso, para além de dominar a arte da churrasco é preciso conferir que têm tudo o que é preciso quando chega a hora da churrascada.

Amigos e família são indispensáveis assim como os elementos desta lista:

Grelhador

Começamos então pelo grelhador, uma peça fundamental no churrasco. Existem vários modelos, tamanhos e materiais. Desde os mais simples apenas com uma base para o fogo e uma grelha para os alimentos até aos mais completos com grelha ajustável em altura; com proteções laterais contra o vento e pode até chegar ao ponto de ter iluminação para cozinhar à noite. A escolha nem sempre é fácil por isso escolham aquele que melhor servir as vossas necessidades.

Carvão

O carvão é o combustível perfeito para o churrasco . Podem usar carvão vegetal normal ou carvão próprio para churrascos. Para iniciar a chama mais facilmente podem usar aquelas pastilhas próprias para o efeito que se acendem com um fósforo ou pinhas bem secas.

Acessórios especiais

Os acessórios do churrasco podem ir desde o fole, atiçador, pinças, facas, colher e garfo de cabo comprido, luvas especiais, pincel para untar com gordura, escovas, etc… Todos estes acessórios têm a sua função, mas a minha sugestão é que comprem apenas aquilo que de facto vão usar, pois temos muita tendência para comprar tudo e depois não usamos metade! Também vos acontece?

Limpeza final

No fim dos churrasco é muito importante limpar muito bem as grelhas para que não fique com resíduos de comida.

As ferramentas são importantes mas não fazem tudo outro segredo é: como cozinhar? 

  • Acenda o grelhados com tempo para poder aguardar que a chama baixe e só quando o carvão estiver quente, mas sem chama porque as chamas não devem tocar diretamente nos alimentos. Se se levantarem labaredas evite usar salpicos de água e use cinza de um churrasco anterior ou areia.
  • Para conseguir que o alimento possa selar rapidamente (particularmente as carnes) coloque a grelha próxima das brasas no início da confecção. Depois, vá afastando a grelha gradualmente, para o calor cozinhar o interior dos alimentos até ao ponto ideal. Aproveite e veja o artigo 5 pontos da carne.

Agora só falta falar da Comida: Carne, Peixe e acompanhamentos

  • As carnes de se forem marinadas previamente, ficam melhor no churrasco. No entanto o mais habitual é juntar sal na hora de assar. Uma nota importante: nas carnes já fatiadas coloquem menos sal para não secarem muito.

Batatas, maçarocas de milho, pimentos e tomates funcionam bem com a técnica do papelote, também muito usada em assados no forno. Basta untar bem os produtos, embrulhá-los em folha de alumínio e colocar sobre a grelha pré-aquecida.

Carnes

Ficam melhor se forem marinadas previamente. Contudo, acrescente-lhes o sal na hora de assar. Isto para que não percam a suculência. Tenha também em atenção que carnes já fatiadas devem receber menos sal para não secarem quando assadas. Para se inspirarem vejam: espetadas de lombinhos de porco

Peixes e marisco

Quando grelharem peixes inteiros, estes devem estar limpos e lavados quando vão para a grelha, mas só são escamados sdepois de serem cozinhados. As postas grandes é so temperarem e colocarem na grelha. Pode inspirar-se com estas espetadas de lulas com camarão ou com este salmão grelhado. Em relação ao marisco: devem escaldar e cortar antes de grelhar as lagostas e lavagantes. As gambas e lagostins podem untar com azeite, temperar com sal e grelha-los inteiros.

Espero que tenham gostado desta partilha e tenham em atenção uma coisa muito importante: Tenham muito cuidado para evitar queimaduras e tenham em atenção especialmente as crianças perto do grelhador.

Bons grelhados e bom convivio!